Ismael Iglesias
Mais do que receitas difíceis são ingredientes difíceis de encontrar na região onde moramos. Com a celeridade dos transportes atuais, é possível ter um salmão ou pirarucu frescos no interior dos estados, mas tudo depende da logística entre os produtores e vendedores. Até quase uma década atrás era possível comprar pirarucu fresco congelado em Paris e não encontrá-lo nos grandes centros, como São Paulo, por exemplo, o único disponível era o salgado. O pirarucu fresco em Paris foi possível porque o Sr. Petrossian adorou e o levou para vender em sua loja famosa pelo caviar. Depois de muito tempo, é possível encontrar facilmente nas grandes redes de supermercados e até nas feiras livres.
Dois ingredientes das receitas de hoje são muito simples, mas não encontrados frescos fora dos grandes centros e da costa do país. São as ostras, os vôngoles e os mexilhões. O que encontramos são encontrados e fora das conchas, mas estes não contribuem para o sabor do prato.
Mas tem um prato que dá pra fazer com ingredientes congelados e que fica muito bom. É uma massa com frutos do mar. Esses mesmos vôngoles, mexilhões, juntamente com lulas/calamares, polvos e peixe.
LINGUINE COM FRUTOS DO MAR
O ideal é utilizar uma massa com tinta de lulas, mas também fica bom com um spaguetti ou fettuccine, mesmo sem a tinta.
Peixe de carne branca e firme.
Vôngole
Mexilhão
Lulas ou calamares
Polvo
Camarões
Azeite
Alho, salsinha, sal, pimenta do reino e pimenta dedo de moça, ou peperoncino.
Preparar os ingredientes, cortando em pedaços de aproximadamente 2 a 3 cm, exceto o camarão. Em uma frigideira grande, ou panela, refogar no azeite, o alho, a pimenta dedo de moça e adicionar por tempo de cozimento. Primeiro o polvo, depois o peixe, vôngole e mexilhões e as lulas e camarões somente no final, temperando com sal e pimenta do reino a gosto.
Enquanto isso, cozinhar a massa um ou dois minutos antes de atingir o al dente. Juntar uma ou duas conchas da água do cozimento ao molho e transferir a massa terminando de cozinhá-la no molho, puxando ou mexendo a frigideira. Assim que secar a água e a massa estiver no ponto desejado, desligar o fogo e adicionar um pouco de azeite. Caso desejar, também fica bom um pouco de casca de limão tahiti ou siciliano ralados. NUNCA colocar queijo neste prato.
IMPEPATA DE COZZE
Ingredientes:
1 pcte (1/2 kg) de Spaguetti, Spaguettini, Mafalda corta ou Farfale (gravatinha)
1 ½ kg de Vôngoles na casca vivos (se encontrar os datiles, fica perfeito)
100 ml de vinho branco seco
Salsinha a gosto
1 ou 2 dentes de alho cortados ao meio longitudinal
Sal
Pimenta do reino
Azeite a gosto
Peperoncino ou pimenta malagueta sem sementes a gosto (opcional)
Modo de preparo:
Coloque água em uma panela grande e quando ferver adicione sal (grosso, de preferência) e a massa escolhida.
Em uma panela com tampa, coloque os vôngoles, o vinho e os temperos e mantenha em fogo baixo com a panela tapada abrirem. Assim que esfriar um pouco, retire os vôngoles da casca e reserve o caldo. Coloque os mariscos de volta na panela (caso caiba a massa também) ou em uma frigideira grande e deixe no ponto de fervura assim que
Retire a massa um pouco antes de estar no ponto e a transfira para a panela com os vôngoles com um pouco de água do cozimento. Puxe bem a massa para mantecá-la até absorver o molho.
Sirva imediatamente, com um fio de azeite e, SEM QUEIJO.
MASSA COM OSTRAS
Ingredientes
1 Pcte (500 g) de massa Mafalda corta, Farfale (gravatinha), Fettuccini ou Spaguetti
2 ½ dz Ostras
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
Azeite
Sal
Pimenta do reino
Peperoncino ou pimenta dedo de moça sem semente (opcional)
Modo de fazer:
Abra as ostras reservando a água coada.
Refogue o alho, a cebola, as pimentas e o sal e reserve.
Cozinhe a massa um ou dois minutos antes de estar no ponto. Transfira a massa com um pouco da água do cozimento para a panela com os refogados juntamente com a água das ostras e as ostras cruas.
Puxe bem a massa por mais um ou dois minutos até o caldo ser absorvido. Coloque um fio de azeite e sirva imediatamente, SEM QUEIJO.