Hoje em dia é difícil a gente saber diferenciar entre tantos fornecedores, importadores e produtores entre outros, quais realmente se preocupam com nós consumidores finais. A começar pela qualidade/veracidade dos produtos, realmente é o que consta na etiqueta? O produto ou a data de validade foram adulterados? E os preços, são justos?
Só para exemplificar, quantas vezes compramos uma cartela de ovos num supermercado com a data de “embalagem” ou postura recente, mas, quando chegamos em casa deparamos com um ovo com a clara líquida, típica de um ovo velho. Certamente alguém adulterou a validade!
Como eu tenho amizades com vários representantes de importadoras, vendedores, proprietários de lojas, Chefs, Bartenders, Sommeliers, amigos gulosos como eu e profissionais que trabalham na área de comida e de bebidas, tenho a felicidade de poder separar o joio do trigo, baseado na troca de informações com essas pessoas.
Há alguns anos, um desses meus amigos representantes, falou-me sobre uma nova importadora de produtos, sobretudo italianos, o Empório Tartufi, que trazia coisas maravilhosas da bota, com produtos honestíssimos e bons preços. Comprei alguns produtos para experimentar e realmente o que ele me disse se comprovou. Coisas que antes eu só encontrava quando ia para a Itália, e outras que tinham no Brasil, mas que custavam “o olho da cara” como se falava antigamente. Algum tempo depois fui apresentado ao Giordano Diamante, um simpático jovem italiano, que era o proprietário do Empório Tartufi. Foi uma empatia total e sempre que possível eu fazia alguma comida em casa com amigos e também o convidava. Sempre que havia alguma coisa nova ele trazia para cá, a gente cozinhava e avaliava. Em novembro/dezembro é a temporada dos deliciosos tartufos biancos que ele também importa, então ele sempre importava um pouco a mais para sobrar e trazia (e ainda traz) em casa para o nosso deleite, que devorávamos com todo glamour.


A primeira coisa que comprei para experimentar, foi a pasta tartufata, elaborada basicamente com funghi porcini com 8% de trufas brancas. Como eu disse, sempre que eu ia para a Itália trazia vários vidros na bagagem, mas acabavam, então só na próxima viagem. Eu gosto muito de fazer com ela, massas e batuto (também chamado de Carne Albanesa, por ser típico da cidade de Alba, no Piemonte, que consiste em carne moída na ponta da faca e temperada com sal, pimenta do reino, azeite e lâmina de tartufo ou, no caso, com a pasta tartufata, porém podendo então contar com essa facilidade em comprar com ele eu pude começar a usar em tudo que eu gostaria, como brusquetas, ovos, carne, polenta, ovos em cocote e até sobre uma pizza de muçarela.
Outra coisa maravilhosa que ele traz são os funghi porcini frescos (congelado obviamente) coisa que só era possível comer na bota e outros tipos de cogumelos italianos misturados, coisa inexistente por aqui. Atualmente ele também importa morilles frescos (congelados) que até então só os encontrávamos secos, assim como era com os porcinis.



Infelizmente ele fez uma única importação de moscardini, ou seja, mini sépias que vinham congeladas, para se fazer fritinhas, molho para massa, recheios, uma gama muito grande de opções, era algo inenarrável, mas nunca mais…
Juntamente com os pais dele, profundos conhecedores de produtos italianos, fazem a seleção de fornecedores, testam e aprovam tudo que viera para o Brasil, e aqui, regularmente ele ainda faz análises para assegurar a qualidade.
Antigamente eu era viciado em pedir para amigos que fossem para a Europa trazerem açafrão para mim, isso porque é fácil encontrar e não faz volume ou peso na bagagem. Ele importa três tipos de açafrão, um italiano e dois espanhóis, em pó ou pistilo. A qualidade, principalmente do italiano, é excelente.

Outra coisa divina é a fava de baunilha, importada diretamente de uma produtora de Madagascar. ,A fava é bem úmida, carnuda, diferente daquelas favas duras e secas que encontramos normalmente, que é melhor ser utilizada para decoração do que para cozinhar. Faça um creme brullee com as favas que ele importa e veja a diferença.

Dentre os produtos tartufados, além da Pasta/Salsa Tartufata, são importados: Creme com Trufa Branca, Creme de Fungui Porcini e Trufa Branca, Azeite Tartufato, Manteiga com Trufa Branca e Mel com Trufa Branca, que fica divino sobre um pedaço de queijo Parmigiano ou Grana Padano, e o fantástico “carpaccio” de trufas ou Lascas de Trufa Negra em azeite. Há muitos outros produtos como os Pinolis ou Pignoli (snoubar para os árabes), Tinta de Lula, Mostarda de Cremona, Folhas de Ouro e Prata alimentar e Pétalas de Ouro alimentar, mas vale a pena entrar no site para ver o catálogo com todos os produtos e, porque não, fazer um pedido, uma vez que ele atende o consumidor final. Ah! e o melhor, os preços são muito mais do que justos. Dos produtos aqui encontrados, trazidos por outras importadoras, certamente a qualidade é melhor e o preço menor. Assino embaixo. Ah! isso não é publicidade paga. Também farei outros posts de outras importadoras, lojas, produtores, etc, desde que eu assine embaixo. Eu não tenho sponsor, nem recebo nada de ninguém para falar de um produto ou outro.
Fotos de outros produtos:






Vista geral do escritório
EMPÓRIO TARTUFI:. www.emporiotartufi.com.br
Tel: 11 2361 6962/2361 6922
Em tempo e ratificando: EU NÃO RECEBO NADA DO IMPORTADOR PARA ESTE ARTIGO!!!








