Ismael Iglesias
A primeira imagem que vem a mente quando pensamos em whisky é um copo com gelo e a gente sentado confortavelmente em um poltrona, concordam? Pelo menos para quem já entrou nos “enta”.
Com relação aos whiskys ou Scotch (escoceses) e whiskeys (fora da Escócia), estamos na época é a dos single malts. Que nos dá o prazer de experimentar as diversas nuances das regiões das Lowlands, as Highlands, especialmente a região de Speyside, no centro norte, e das ilhas, Oarkney bem ao Norte com seu Highland Park e Scapa, Islay com seus fantásticos maltes turfados como os Laphroaig, Ardberg, Caol Ila, Lagavullin, Bunnahabhain e o Bruickladdick com seu Octomore com teores de turfa de 167 a 309 ppm! Jura, Arran, Mull (Tobermory) e a Skye, com seu Talisker. Cada destilaria tem uma gama de malts e envelhecidos em toneis, sempre de carvalho mas, de diversos usos, como de jerez, sauternes, vinho do porto, entre outros além da utilização de composição de usos, resultando sensações olfativas e gustativas únicas.
Além da Escócia, há muito bons single malts mundo afora, como Irlanda, Espanha, cuja destilaria DYC foi dos meus ancestrais, eu creio (Marquês del’arco, da minha avó paterna), utilizando a água do aqueduto que vinha do degelo das montanhas, Austrália e pasmem, Japão, tendo conquistado como o melhor whisky e single malt do ano pelo guia do conceituado Jim Muray e também o Kavalan Solist Vinho Barrique, taiwanês que foi condecorado pela World Whiskies Awards como o melhor whisky do mundo no ano de 2015!
Além disso, o whisky e o whiskey podem nos proporcionar enormes prazeres por meio de coquetéis, mas qual deles devemos utilizar?
Obviamente, vamos com blend whisky, digamos um 12 ou 15 anos. Acima de 18 anos já dá para a gente apreciar a bebida, os 8 anos é melhor deixar para a molecada tomar com energético, água de coco, gelinhos especiais, essas coisas, porque não vai acrescentar muita coisa ao drink, apesar de alguns serem potáveis.
Os blends são uma mistura de malte de cevada, ao menos 51%, destilado em alambiques pot still com whisky de cereais não maltados que foram utilizados destiladores contínuos ou column stil. Qualquer destes whiskys: Chivas, Logan, Old Par, Buchanan’s, Johnnie Walker, Dimple, são uma boa pedida para a elaboração de coquetéis, uma vez que proporcionam o sabor e aroma necessários aos coquetéis sem também descaracterizá-lo, se for utilizado um malte extremamente defumado ou com nuances muito presentes, a não ser que essa seja a intenção.
Obviamente alguns coquetéis pedem bebidas específicas como o Irish coffee, um whiskey irlandês, o Old Fashioned, um Bourbon ou Rye Whiskey, Mint Jullep, Bourbon e o Manhattan, Rye whiskey.






Vamos então as receitinhas não é, porque ninguém é de ferro.
Os drinks a seguir são clássicos padronizados pela IBA – International Bartender Association
MANHATTAN
5 cl Rye Whiskey
2 cl Vermouth tinto
1 dash/lance de angostura
Colocar todos os ingredientes no mixing glass com gelo em cubos, mexer bem, coar em uma taça coquetel previamente gelada, e enfeitar com uma cereja em conserva.
OLD FASHIONED
4,5 cl de Bourbon Whiskey
2 dash/lance de angostura
1 cubo de açúcar
Alguns dashs/lances de água
Colocar o cubo de açúcar em um copo old fashined, encharcá-lo com angostura e disolver com água. Encher o copo com gelo em cubos, adicionar o whiskey e decorar com uma fatia de laranja ou cereja em conserva.
RUSTY NAIL
4,5 cl Scoth whisky
2,5 cl de Drambuie
Colocar todos os ingredientes num copo old fashioned, completar com gelo e mexer gentilmente.
WHISKY SOUR
4,5 cl Bourbon
1,5 cl Xarope de açúcar
3 cl de suco de limão
Parte de uma clara de ovo
Colocar todos os ingredientes e cubos de gelo em uma coqueteleira, bater com vigor, coar em uma taça coquetel. Também pode ser servido on the rocks, e, nesse caso, em um copo old fashined e decorado com meia fatia de laranja e uma cereja ao maraschino.
GOD FATHER
3,5 cl Scoth Whisky
3,5 cl Amareto
Colocar os ingredientes diretamente em um copo old fashioned, completer com gelo em cubos e mexer levemente.
IRISH COFFEE
4 cl de Irish Whiskey
9 cl de café quente
3 cl de creme de leite fresco
1 colher de chá de açúcar mascavo
Aqueça o whiskey, coloque num copo para hot drink com o açúcar e o café, mexa e adicione com cuidado o creme de leite para flutuar sobre o drink
MINT JULEP
6 cl de Bourbon
4 ramos de hortelã
1 colher de chá de açúcar
2 colher de chá de água
Em um copo Highball, amasse gentilmente a hortelã o açúcar e a água. Complete com gelo picado, adicione o Bourbon, mexa sutilmente e enfeite com um ramo de hortelã.
É usual servir este drink num copo de prata ou estanho, que fica bonito com o a condensação exterior do copo.

