COQUETÉIS CLÁSSICOS

IMG_20161231_195839 - CópiaIsmael Iglesias

Além da caipirinha, poucos coquetéis são consumidos regularmente pelos brasileiros. Apesar de que na última década o consumo deles cresceu bastante, mas ainda assim o consumo é discreto. Os gins aportaram no Brasil em quantidade e qualidade significativas, quando há poucos anos, por aqui, a gente encontrava somente uns 10 rótulos, e, novidades  somente oriundos das nossas viagens possibilitava entrar nesse mundo delicioso dessa bebida. Os Single Malts entraram forte, tanto no conhecimento, como no gosto dos brasileiros, mas não somente escoceses, mas, japoneses, canadenses, americanos, Irlandeses e até taiwaneses. Juntamente com os single malts, blends como Rye whiskey, marcas diferenciadas de Bourbon e Tenessee whiskey são facilmente encontrados, onde antes a hegemonia era do Jack Daniel’s, blends do mundo todo, Canadá, Espanha, India, Nova Zelândia, etc.

Muitos bartenders saíram do Brasil para aperfeiçoamento, trazendo na bagagem um incremento muito significativo nas técnicas e qualidade dos ingredientes, coisa que todos ganhamos. Lembram quando diziam que deveria ser utilizada pinga ruim para caipirinha,, e, bebidas baratas para coquetéis, porque seriam misturadas? Isso virou um mito, atualmente é justamente o contrário.

Também, como em quase tudo, apareceram alguns exageros, como coquetéis que mais parecem uma banana split do que um drink. Coisa de quem ouviu o galo cantar, mas não sabe onde!

Os bartenders, ou mixologistas, que estudam  muito, história, técnica e cientifica, dosagem e combinação de ingredientes aplicados na coquetelaria, que como alguns dizem, a coquetelaria é a graduação e a mixologia a pós graduação, sempre lembrando que ninguém faz pós-graduação, sem ter passado pelos cursos fundamentais e faculdade (graduação).

Muitos profissionais de bar gostam ser chamados de mixologista, mas só por moda, assim como alguns cozinheiros querem ser chamados de Chef.

Para se tornar um clássico, o coquetel deve sobreviver por várias décadas e acompanhado de uma bela história. Lembramos a famosa frase do escritor norte americano Ernest Hemingway, autor do épico O Velho e o Mar, quando vivia em Havana, dizia: Meus Mojitos em La Bodeguita (del Médio), meus Daiquiris em El Floridita. Outra frase a ele atribuída, é: Se você estiver perdido no meio de uma mata, não se desespere. Encontre uma pedra e comece a preparar um Dry Martini, certamente aparecerá  umas 10 pessoas, dizendo que as proporções estão erradas… Acredito que isso já consolida o que dissemos.

A IBA – International Bartenders Association, lista os coquetéis considerados clássicos, clássicos inesquecíveis, clássicos contemporâneos e os nova era, com respectivas as receitas  padronizadas pela entidade.

Não pense que a nossa caipirinha foi desprezada, ela consta no roll dos coquetéis clássicos, veja a receita IBA:

60 ml de cachaça

1 limão

4 colheres de chá de açúcar

Coloque o limão e o açúcar em um copo old fashioned duplo e gentilmente amasse. Complete o copo com gelo quebrado e adicione a cachaça. Mexa gentilmente para misturar os ingredientes.

Há dezenas de coquetéis clássicos, mas vamos nos restringir a uns poucos, como:

Inesquecíveis

Aviation, Daiquiri, Dry Martini, este, o drink dos drinks, Manhattan, Negroni, Porto Flip, Old Fashioned, Sidecar, Whisky Sour, White Lady,

Dry Martini:

IMG-20170602-WA0076

20190423_185144
Sempre fazemos com sobra para a segunda etapa. Aguardando no gelo

Ah! o Dry Martini, o rei dos coquetéis. Este drink bem elaborado cura todos os nossos problemas, ao menos temporariamente!. Sempre as proporções são questionadas, mas esta é a oficial da IBA

60 ml de Gin

10 ml de Vermouth seco (Noilly Pratt, por favor)

Coloque os ingredientes em um mixing glass com bastante gelo, misture bem e coe em uma taça coquetel previamente gelada. Esprema o óleo da casca de limão e decore com uma azeitona.

Manhattan

20171024_191947

50 ml de Rye Whiskey

20 ml de Vermouth tinto

1 dash de Angostura

Coloque os ingredientes em um mixing glass com gelo, misture bem e coe em uma taça de coquetel previamente gelada. Decore com uma cereja em conserva.

Negroni

30 ml de gin

30 ml de Campari (italiano, por favor)

30 ml de Vermouth tinto

Coloque todos os ingredientes num copo old fashioned previamente gelado, misture com cuidado e decore com uma fatia de laranja.

Old Fashioned

20190531_183608

45 ml de Bourbon ou Rye Whiskey

1 cubo de açúcar

Alguns dashs de Angostura

Alguns dashs de Club Soda

Coloque o cubo de açúcar em um copo Old Fashioned, sature-o com a Angostura, adicione a água e amasse o açúcar até dissolver. Adicione o Whiskey e complete com gelo. Decore com uma fatia ou casca de laranja e uma cereja em conserva.

Clássicos Contemporâneos:

Belini, Black Russian, Blood Mary, Cosmopolitan, Cuba Libre, Good Father, Good Mother, Grasshopper, Horse Neck, Irish Coffee, Kyr, Mai Tai, Margarita, Mimosa, Mint Jullep, Mojito, Piña Colada, Pisco Sour, Tequila Sunrise, Singapure Sling, Vesper,

Bellini

Criado no Harry’s Bar em Veneza, onde também foi criado o Carpaccio e a Mimosa

50 ml de suco de pêssego (purê), de preferência pêssego branco

100 ml de Proseco

Colocar o suco de pêssego em uma taça flute previamente gelate e adicionar com cuidado o proseco bem gelado.

Black Russian

40 ml de Vodka

20 ml de Licor de café

Colocar os ingredientes em um copo Old Fashioned com cubos de gelo e misturar com cuidado

Blood Mary

50 ml de Vodka

100 ml de suco de tomates

15 ml de suco de limão

3 lances de molho worchestershire (molho inglês, Lea & Perris, por favor)

Gotas de Tabasco

Sal (de aipo)

Pimenta do reino

Colocar e mexer todos os ingredientes num copo High Ball e decorar com um pedaço de cenoura ou salsão

Cosmopolitan

40 ml de Vodka

15 ml de Cointreau

15 ml de suco de limão

30 ml de suco de cramberry

Bater todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, coar e servir em uma taça coquetel, decorando com uma fatia de limão

Cuba Libre

20171010_184447

120 ml de refrigerante cola

50 ml de Rum claro

10 ml de suco de limão

Misturar os ingredientes em um copo High Ball com gelo e decorar com pedaço de limão (um quarto)

Grasshopper

30 ml de Licor de Menta verde

30 ml de Licor de Cacao branco

30 ml de Creme de leite

Bater vigorosamente os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e coar em uma taça coquetel.

Horse Neck

Até alguns anos atrás era difícil de se fazer este drink porque não encontrávamos o ginger ale, mas atualmente temos até nacionais excelentes.

Há duas maneiras de se fazer este drink, com Brandy e casca de limão ou com Rye Whiskey e casca de laranja

40 ml de Brandy (ou Rye Whiskey)

120 ml de Ginger ale

Gotas de Angostura bitter, opcional

Descascar um limão (ou laranja) e colocar a casca em um copo High Ball, prendendo o começo da casca na borda do copo, e o restante da casca enrolada dentro do copo. Adicionar gelo e as bebidas, misturando gentilmente. A posição da casca se assemelha à uma cabeça de cavalo, daí o nome Horse Neck

Irish Coffee

40 ml de Irish Whiskey

80 ml de Café bem forte e quente

30 ml de creme de leite,1 colher de chá de açúcar (mascavo de preferência ou cristal)

Em uma taça toddy, capucino ou caneca com alça pré aquecida, colocar o Whiskey e o açúcar, misturar e adicionar o café quente, misturar novamente e adicionar o creme de leite com cuidado para não misturar e ficar sobre a bebida.

Margarita

50 ml de Tequila

20 ml de Cointreau

15 ml de suco de limão

Colocar os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bater vigorosamente, coar em uma taça de margarita ou coqutel, previamente gelada e com sal encrustrado na borda.

Mojito

40 ml de Rum branco

30 ml de suco de limão

Clube soda

6 raminhos de hortelã

2 colheres de chá de xarope de açúcar ou açúcar

Amassar cuidadosamente a hortelã com o açúcar e o limão em um copo Collinsl, adicionar o rum, gelo quebrado e completar com club soda ou água com gás e servir com canudo.

Pisco Sour

60 ml de Pisco

30 ml de suco de limão

20 de xarope de açucar

1 clara de ovo

Gotas de Angostura bitter para finalizar

Coloque os ingredientes, exceto a Angostura, em uma coqueteleira com gelo e bater vigorosamente. Coar em um copo Old Fashined ou Tumbler e adicionar uma ou mais gotas de Angostura e servir.

Vesper

20170412_193341

Famoso drink do 007 no filme Cassino Royale, além de ser um drink fashion, é muito delicioso, que também só foi possível elaborá-lo há alguns anos, quando o Lillet chegou ao Brasil, antes só quando era trazido nas viagens internacionais.

45 ml de Gin

15 ml de Vodka

7,5 ml de Lillet

Bater em uma coqueteleira com gelo e servir em uma taça coquetel com um zest de limão siciliano (de limão siciliano faz a diferença neste drink)

Nova Era

B-52, Dirty Martini, Expresso Martini, French Martini, Sour, Spritz,

Expresso Martini

50 ml de Vodka

30 ml de Kahlúa

50 ml de Café expresso bem forte, já frio

Açúcar, de acordo com o gosto

Bater todos os ingredientes (atentar para que o café não esteja quente) numa coqueteleira com gelo e coar em uma taça coquetel previamente gelada.

Spritz

90 ml de Proseco

60 ml de Aperol

Club soda ou água com gás

Coloque todos os ingredientes em uma taça de vinho com gelo e mexa gentilmente.

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *