A GRECIA E SUA MOUSSAKA

Ismael Iglesias

A Grécia tem seus encantos, suas praias com seu mar que tem todas as tonalidades de azul, o berço da mitologia, mas os romanos têm seus deuses correspondentes… a parte histórica, que na maioria está no chão, e a sua gastronomia.

Também tem suas peculiaridades, como passar uma igreja na carroceria de um caminhão, isso mesmo, e isso é normal porque eles fabricam igrejas pré-moldadas! Os marinheiros costumam fazer promessa de que se não morrerem durante a vida profissional, quando se aposentarem constroem uma igreja em homenagem a um santo, na maioria a Agios Nicolau, ou seja, São Nicolau. Como durante essas viagens aprenderam um pouco de muitas línguas, após construir a sua igreja, acaba sendo contratado por uma lojinha ou restaurante para abordar, quase laçar os turistas na sua língua natal, para comprar na loja ou restaurante, que no nosso caso em português, ou, no mínimo em espanhol. A abordagem ao turista é tal que até nas estradas os garçons ou proprietários ficam abordando com gestos e cardápios na mão os carros que passam.

É comum os bares e restaurante servirem bebidas alcoólicas para adolescentes e crianças de 13 anos desacompanhados sem qualquer problema, inclusive no MacDonald’s cervejas são vendidas.

Cachorros e gatos estão em todos os lugares, inclusive nos aeroportos, passeando por entre as malas, e sabem usar as portas automáticas para entrarem e sair do aeroporto.

Socialmente as mulheres com as crianças se encontram na igreja e os homens e os padres ortodoxos passam as tardes nos cafés conversando e jogando Komboloi, parece um terço árabe, mas é para jogar, digamos, brincar com ele. Dizem que é para relaxar e para parar de fumar, quer dizer fumar menos porque na Grécia assim como na Espanha fuma-se em todos os lugares, até nos elevadores existem cinzeiros!

Outra coisa interessante são os preços, toda etiqueta está com preço mais alto do que o valor de venda, deve-se pechinchar, mas vá logo perguntando “What’s the best price?” e eles já falam o preço de venda que será aproximadamente 60% do valor da etiqueta. Dizem que quando DEUS fez o mundo ainda sobrou um pouco de terra em suas mãos, então ele atirou sobre a Grécia, daí as milhares de ilhas que tem por lá, sendo que somente umas trezentas são habitáveis.

Mas voltando a gastronomia, a cozinha grega sofreu muitas influências porque foram grandes navegadores, estão localizados entre o ocidente e o oriente, e, como já dissemos são formados por uma imensidão de ilha, onde cada um faz a mesma receita do seu jeito. Há uma influência turca muito grande, porque recentemente a Grécia esteve durante trezentos anos sob o domínio destes, tanto que há pratos como charutos de uva (Dolmadakia yalantzi), abobrinha recheadas (Kolokithakia yemistá), típicos da cozinha árabe.

Fala-se muito da dieta do Mediterrâneo, e podemos dizer que essa dieta tem suas raízes na Grécia, mais especificamente em Creta onde a parcela de habitantes longevos é bastante grande.

Além do azeite, são consumidos muitos legumes e hortaliças, entre elas a beldroega, rica em ácidos alfalinoléicos, o maravilhoso iogurte, mel e frutas frescas e secas. Também são consumidos peixes e frutos do mar, as carnes são basicamente carneiro e suíno, mas os pratos mais conhecidos mundialmente são a Salada Grega (Choriatiki salata) e a Moussaka.

Infelizmente poucos bons produtos gregos aportam por aqui e alguns não condizentes com os que a gente prova por lá. Muitas azeitonas vendidas como grega, são produzidas no Perú, a maioria dos azeites têm muita untuosidade e pouco aroma e sabor, sendo que os azeites maravilhosos da variedade Kalamata, raramente são encontrados. Só existe um produtor nacional que faz um iogurte que realmente podemos chamar de grego que é o Yorgus da Vitalatte do Rio de Janeiro, os outros de Grego só tem o rótulo. Não dá pra se fazer um tzatzik ou qualquer outro prato que vá esse ingrediente com outro yogurte que não seja o yorgus, Caso você não encontre, use uma coalhada seca que o resultado será melhor. O Tzatzik é o acompanhamento perfeito do delicioso Gyros pita ou Souvlaki me pita, ou o que nós chamamos de churrasco grego, mas feito direitinho é delicioso. Há uns 10 anos apareceu por aqui uma pasta divina de azeitona kalamata, depois de um ano sumiu do mapa e nunca mais foi importada. Outro produto que apareceu e sumiu foi a Retsina, um vinho com resina de pinho, algo para o paladar de poucos, mas eu sou um dos poucos que gosta e das bebidas o que ainda resiste é o Ouzo.

Mas o que tem a moussaka de especial? De especial nada, mas é muito saborosa, é servida em toda a Grécia e no mundo todo. Mas como se faz?

Como dissemos há algumas variações, mas a receita que mostraremos foi retirada de um livro que trouxemos da Grécia e reflete bem as que comemos por lá.

20171027_165449
Livro de culinária grega, trazido da Grécia, em italiano
20171031_155437
Receita do Mousaka

INGREDIENTES:

2 Kg de berinjelas grandes

1 kg de carne moída (eles usam muito carneiro)

8 colheres de óleo

2 cebolas grandes

5 tomates maduros

125 ml de vinho branco seco

Queijo kefalotiri ralado (substitua por pecorino romano)

Sal, pimenta do reino

Óleo para fitar

Bastante molho bechamel

MODO DE PREPARO

Cortar as berinjelas em rodelas, salgar e deixar escorrer numa peneira. Enquanto isso preparar a carne, fritando num pouco de azeite com a cebola picada, alguns também colocam alho, juntar o vinho branco, o sal e a pimenta, o tomate bem picado e deixar ferver lentamente até a carne adensar.

Fritar as berinjelas, que é interessante somente pincelar o azeite nas fatias para ela não encharcar.

Numa travessa, ou assadeira, colocar uma boa camada de berinjelas fritas e sobre elas um pouco de queijo ralado. Espalhar a carne moída sobre a berinjela e cobrir com o restante da berinjela. Colocar mais queijo ralado e cobrir tudo com o molho bechamel, formando uma camada grossa. Colocar mais queijo ralado e levar ao forno.

Como disse há variações, podendo a primeira camada ser de batatas fritas em rodelas grossas como a berinjela, substituindo a berinjela por abobrinha ou uma camada de cada.

MOLHO BECHAMEL

3 CS de manteiga

3 CS farinha de trigo peneirada

1 litro de leite gelado

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Derreter a manteiga em uma panela em fogo baixo sem deixar queimar, juntar a farinha e mexer com um fouet (batedor) até incorporar a farinha, formando um roux branco. Colocar o leite gelado de uma vez e mexer sem parar com o fouet e aumentar o fogo para médio até atingir a consistência desejada, não muito líquida, mas também não muito espessa porque ainda irá para o forno. Temperar com sal e pimenta do reino e se desejar noz moscada.

20171031_155751
Salada Grega

CHORIATIKI SALATA (SALADA GREGA)

INGREDIENTES

3 tomates vermelhos maduros e bem firmes

1 pepino fresco

1 cebola

2 pimentões verdes pequenos

1 xícara de azeitonas verdes

180 g de queijo tipo feta (pode-se usar um queijo de cabra fresco e firme)

1,/2 xícara de azeite

¼ de xícara de vinagre

Sal, pimenta do reino e orégano

MODO DE PREPARO

Cortar os tomates em 4 ou 6 e o pepino com a casca e a cebola em rodelas e o pimentão em círculos. Colocar os ingredientes em uma saladeira e condimentar com o sal, a pimenta e o orégano. Juntar as azeitonas e o queijo feta e regar com o vinagre e o azeite. Há quem também coloque algumas alcaparras.

20171031_155327
Tzatziki

TZATZIKI

INGREDIENTES

1 ½ xícara de iogurte natural (grego, aqui só o Yorgus, na falta, use coalhada seca)

2 pepinos médios

4 a 6 dentes de alho grandes

4 CS de azeite

Pouquíssimo vinagre

Sal

MODO DE PREPARO

Ralar o pepino em um ralador de furos grandes ou picar pequeno com a faca. Coar, apertar bem e salgar. Juntar o alho picado bem fino, o vinagre, o iogurte e misturar. Finalmente despeje o azeite. Se desejar pode pulverizar com páprica e decorar com azeitonas. Se desejar mais picante pode acrecentar outro alho, ou também amêndoas ou avelãs sem pele e picadas finas.

20171101_154601
Pasta de azeitonas Kalamata
20171101_154545
Pasta de azeitonas Kalamata que desapareceu do mercado. Simplismente deliciosa!
Visited 1 times, 1 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *